quinta-feira, maio 27, 2010

Cidades Importantes no Mundo dos Games (Parte 4)



Rapture


Jogos: Bioshock 1 e 2
Principais Moradores: Splicers, Big Daddies, Little Sisters e Andrew Ryan.

Escondida no fundo do Oceano Atlântico, a submersa cidade de Rapture foi construída para habitar uma sociedade perfeita. Os prédios com arte estilo decó e luzes de Néon em todos os cantos, fazem de Rapture um retrato das metrópoles das décadas de 1940 e 50.

Rapture foi fundada em 1946 por Andrew Ryan, um megalomaníaco que sonhava em criar uma sociedade capitalista utópica, sem religião ou governo para impedir o seu progresso. Para tanto, o bilionário gastou sua fortuna na construção da cidade e chamou os melhores e mais brilhantes cientistas, artistas e quem mais ele pudesse convencer para morar lá. Ryan descrevia Rapture como “uma cidade onde o artista não temeria o crítico. Onde o cientista não seria amarrado pela moralidade. Onde o grande não seria constrangido pelo pequeno”. Foi com essa filosofia que a cidade subaquática teve um grande crescimento econômico e tecnológico nos seus primeiros anos.

Andrew Ryan isolou Rapture de qualquer influência do mundo exterior. Por isso, a única conexão conhecida com a superfície era através de um farol numa pequena ilha no Atlântico. Já dentro da cidade, as áreas eram conectadas através de túneis de vidro, um sistema de metrô por trilhos e pequenas cápsulas de transporte chamadas de Bathysphere. Energia elétrica, purificação de ar, água e outros recursos eram gerados pelas atividades de um vulcão localizado próximo da cidade. Dos vários locais de Rapture, os que mais se destacam são a Rapture Central Control, onde fica o escritório de Andrew Ryan; Os laboratórios da Fontaine Futuristics, local da criação dos principais produtos tecnológicos e Pauper’s Drops, onde ficava a população pobre.

Aos poucos, Andrew Ryan começou a governar Rapture de forma mais autoritária, perseguindo todos que se opusessem a sua filosofia. Várias revoltas populares começaram a eclodir em vários cantos da cidade, até que, na véspera do ano novo de 1959, uma guerra civil começou em Rapture. O resultado foi a destruição de boa parte da metrópole submersa.

A cidade construída para ser perfeita, hoje está em ruínas. No lugar do glamour, encontram-se ruas e ambientes sombrios. As idéias filosóficas pelas quais Rapture foi erguida deram lugar a insanidades dos habitantes da cidade, que sobreviveram e agora se chamam Splicers. Rapture pode não voltar a ser o que era, mas muitos outros lugares da cidade ainda estão inexplorados e prontos para revelarem mais segredos da metrópole do fundo dos mares.



Na quinta e última parte, falarei de uma cidade que não conhece o termo "desenvolvimento sustentável" e, por isso, pagou um preço caro.

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