segunda-feira, dezembro 27, 2010

Os Dois Melhores Jogos de 2010

Todo final de ano é assim, tão certo quanto peru na ceia de natal é a divulgação de lista dos melhores do ano, seja ela em qualquer área. Cinema, televisão, quadirnhos etc.
Com os games não é diferente. A mídia especializada adora e é praticamente lei organizar alguma votação para eleger os melhores jogos. Já quando a imprensa “comum” tenta fazer isso, nunca dá certo (né, revista Time?)

Esse ano foi bem agitado e muitos jogos, apesar de serem bons, são esquecidos pelo caminho, ou você não lembra de Boshock 2, Super Street Fighter IV, Máfia II ou Alan Wake?

Pois bem, um padrão que notei neste ano foi que dois jogos se alternaram no topo da maioria das listas: Red Dead Redemption e Mass Effect 2. Duas obras primas que não venderam horrores de cópias como o todo poderoso Call of Duty: Black Ops (que também é um ótimo jogo), mas que são uma demostração perfeita de qualidade nos games.

Em qualquer das listas que você encontra dos blogs ou sites sobre jogos, ou um ou outro é escolhido o melhor. Como tive a oportunidade de experimentar os dois, falo aqui um pouco sobre eles.

Red Dead Redemptiom (Xbox 360 e PS3)


A série que nasceu como um projeto abandonado da Capcom (Red Dead Revolver, para PS2 e Xbox em 2004) foi adquirido pela Rockstar e esse ano veio triunfante como o melhor jogo de faroeste já feito.

Bem ao estilo de GTA, RDR possui um vasto território para ser explorado, uma recriação perfeita do velho oeste americano do ínicio do século XX. Aqui você pode tanto ficar o dia todo jogando poker nos bares das pequenas cidades, procurando bandidos ou galopando com o seu cavalo nas belas paisagens do jogo.

Além do clima muito bem refeito do faoreste, o jogo possui uma trama bem hollywoodiana e introduz um dos melhores personganes do mundo dos games: John Marston. Ele é a união perfeita dos dois maiores ícones dos filmes de western: John Wayne e Clint Eastwood. E não não é a toa que você se apega tanto ao personagem. Só faltou mesmo uma trilha sonora de Enio Morricone, mas as músicas bem ao estilo Country presente no jogo já são boas por si só.

RDR está bem longe de ser só um clone de GTA e já figura entre as melhores fanquias de jogos.





 
Mass Effect 2 (Xbox 360, PC e em Janeiro de 2011 para PS3)




Imagine um jogo com influências de clássicos da ficcção científica como Star Wars, Star Trek e Battlestar Galáctica e com, literalmente, um universo de histórias envolventes e personganes carísmásticos, assim é a série Mass Effect.

O segundo jogo da franquia expande ainda mais esses conceitos e coloca você mais uma vez no papel do Comandante Shepard, agora com novos e também antigos membros da equipe do primeiro jogo que devem continuar impedindo a invasão dos  Reapers.
O mais interresante dessa continuação é que você pode tanto começar um jogo totalmente novo, ou importar o mesmo persongem e escolhas morais feitos no jogo anterior, continuando sua saga espacial.

Com as melhorias implementadas pela Bioware, Mass Effect 2 deixou de ser uma seqüência espiritual de Knight of The Old Republic (o jogo que fez a Bioware ser uma das principais desenvolvedoras de RPG nos games) e passou a ser um exemplo de rpg de ação a ser sequido de agora em diante. Muitas opções de diálogos, centenas de missões para serem feitas e mais esolhas morais para serem escolhidas. Mass Effect 2 exige bastante tempo do jogador, mas que é recompensado com um dos maiores épicos espaciais da indústria do entretenimento


Analisando rápidamente os dois jogos, pode-se notar alguns padrões: os dois são influenciados por filmes e ambos são centrados no desenvolvimento de seus personagens, além disso, tanto RDR quanto ME 2 demandam tempo do jogador.
OBS: nenhum dos jogos também está, nem estará, disponível para o Wii (CHUPA Nintendo!!!)

Talves essas características sejam a fórmula para se criar um jogo de sucesso?

O mais mportante nos dois casos foi que tanto a Bioware quanto a Rockstar souberam refinar essas qualidades nos jogos e entregaram para o público os dois melhores games de 2010.



Feliz ano novo!

Um comentário:

  1. toda vez que ouço falar de red dead redemption eu lembro de você! XD

    ResponderExcluir