sábado, dezembro 04, 2010

Um espaço morto e assustador


Jogar Dead Space pra mim foi um dilema: Como queria ter uma experiência completa dentro do clima do game eu não jogava durante o dia para não quebrar o ambiente sombrio e assustador que ele passava, mas quando era noite eu me borrava de medo e não conseguia ficar mais do que meia hora jogando. Por isso, demorei muito tempo para completá-lo. Tempo esse que foi repleto de sustos, momentos tensos e várias olhadas para os lados para ver se não havia ninguém espreitando, coisa que não sentia desde os tempos dos primeiros Resident Evil e Silent Hill e que já estava fazendo falta no mundo dos games. Finalmente ter medo voltou a ser divertido.

Uma nova franquia
Lançado em 2008 para PC, Playstaton 3 e Xbox 360, Dead Space foi uma das grandes apostas da Eletronic Arts (junto com Mirror’s Edge) para criar uma nova propriedade intelectual e lançar uma nova franquia para nova geração. O jogo recebeu um marketing pesado da empresa, sendo visto como um projeto multimídia, já que, antes do jogo chegar às lojas, foram lançadas uma HQ e um filme de animação (Dead Space: A Queda) que serviram para mostrar os acontecimentos anteriores ao jogo, incitando os jogadores a saberem mais da história do game.
Apesar de ter a premissa bem simples, a história de Dead Space é interessante e consegue te prender. Aos poucos você vai se aprofundando nos acontecimentos, descobrindo o que realmente ocorreu na nave. Isso é feito através de arquivos de vídeos, textos e áudios que são encontrados enquanto se explora a Ishimura. Algo bem parecido com que acontece com os audio diaries de Bioshock

Um Survival Horror com novidades

Um dos atrativos do jogo é o fato de Isaac não ser nenhum soldado armado até os dentes e com super poderes, mas sim uma pessoa comum, como eu e você, que está em uma situação extrema. Esse aspecto reflete em como Dead Space é jogado, pois as armas não são metralhadoras ou rifles. Em vez disso você possui equipamentos tecnológicos para enfrentar os inimigos, o que tem mais a ver com que um engenheiro sabe usar. Esse novo tipo de armamento também influencia no combate contra os Necromorphs. Corte suas pernas para que ele não venha correndo, ou decepe seus braços para não ser machucado. A escolha é sua. Essa característica faz de Dead Space um jogo com jogabilidade bem interessante, sendo um alívio em relação ao excesso de jogos onde os tiros são mais importantes que a estratégia de combate.
De resto, o jogo possui uma formula parecida com outros Survival Horror: Busca por algum item para abrir novas áreas, retorno em cenários já passados para descobrir algo novo, além de puzzles. Este, por sinal, é um ponto interessante e bem explorado. Os puzzles, que há muito estavam esquecidos no gênero (estou olhando para você Resident Evil 5!), voltam de maneira triunfal e inteligente com Dead Space, principalmente quando esses enigmas estão em um ambiente com gravidade zero.

Sons arrepiantes

Apesar de todos esses atributos, nenhum deles seria relevante se não fosse pelos principais elementos de Dead Space: Os sons e efeitos sonoros. Metais batendo, gritos e sons estranhos que ecoam nos corredores estreitos e claustrofóbicos da Ishimura criam todo um clima de medo e tensão ao jogar. Além disso, a trilha sonora consegue causar tanto medo que uma simples música de ninar (Brilha, Brilha Estrelinha – que tocava no trailer do jogo) consegue te arrepiar todo. Por isso mesmo, se você quer ter uma experiência mais completa, é essencial que jogue Dead Space com um bom aparelho de som, um home theater 7.1 ou mesmo com os fones de ouvido, se não o game perde muito do clima de apreensão que ele pode possibilitar.

Um medo que veio para ficar

Dead Space foi uma grata surpresa quando foi lançado e é ideal para os órfãos de um bom Survival Horror, sendo tudo aquilo que Resident Evil 5 deveria ter sido, reunindo ação, medo e exploração na medida certa. E ainda com uma história densa e que pode ser bem aprofundada com o “Universo expandido” criado pra ele, com comics, animações e livros que completam a história central. Os Zumbis e Granados que se cuidem, porque os Necromorphs chegaram pra ficar e assustar ainda mais os jogadores.

Um comentário:

  1. Dead Space > Resident Evil 5

    No mais, passa aqui em casa pra pegar o Downfall. É megaboga.

    Ah, e uma correção, é ganados, e não granados. Mas umas "granadas" de luz acaba com eles. ;)

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