sábado, dezembro 11, 2010

Review Aperture Science de Portal

Um review um pouco diferente sobre um jogo igualmente singular: Portal, da Valve.
Quem jogou com certeza vai perceber algumas falas do jogo e provavelmente vai também entender melhor a ideia desse review



Olá! Bem vindo ao Review Aperture Science do jogo Portal. Eu sou Genectic Lifeform and Disk Operating System (tradução: Sistema Operacional em Disco e Forma Genética), ou simplesmente GLaDOS, e guiarei [nome do leitor aqui] no review de um dos jogos mais inovadores dos últimos tempos. No entanto, antes de começarmos, tenha em mente que, embora diversão e aprendizado sejam os objetivos primários do review, machucados sérios podem ocorrer durante o processo. Se chegar até o final, um bolo será entregue a [nome do leitor aqui]. Boa Sorte!


Test Champer 00

É bem difícil, até mesmo para uma inteligência artificial como eu, definir o que é Portal. Como o jogo foi lançado junto com Half-Life 2 no pacote “The Orange Box” e por possuir uma visão em primeira pessoa, Portal pode ser confundido com o famoso gênero de FPS [Tiro em Primeira Pessoa] de jogos como [nome do jogo de FPS aqui]. No entanto, a cobaia [jogador] completa todo o jogo sem dar um único tiro e sem matar ninguém [Error]. Então, o que seria o jogo Portal? Um First Person Puzzle? First Action Puzzle? [qualquer gênero de games aqui] Puzzle? Com certeza o que mais importa é a palavra “Puzzle”. E isso é basicamente o que o jogador/cobaia faz no jogo: resolver enigmas.

Os Portais

Eu, GLaDOS, cuido do Centro de Enriquecimento dos Laboratórios de pesquisa científica da empresa Aperture Science, guiando e ajudando [error] a cobaia/jogador por 19 câmaras. O objetivo de todas elas é bem simples: Ir da entrada até a saída da câmara. Porém, no caminho, há vários obstáculos e enigmas para serem resolvidos. Como ferramenta para solucionar esses problemas, a cobaia/jogador adquire um Aperture Science Handheld Portal Device, ou Portal Gun, um dispositivo altamente avançado e especialmente desenvolvido pela Aperture Science, que cria dois tipos de portões inter-dimensionais: Um portal azul e outro laranja, que podem ser abertos em certos tipos de superfície e no qual o jogador/cobaia pode entrar por um e sair pelo outro, deslocando-se, assim, no espaço.

[Interferência...]

Um exemplo bem prático de como funciona os Portais é quando você encontra um obstáculo difícil de ultrapassar (ou um lugar impossível de alcançar), basta criar um portal depois do obstáculo (ou em cima da plataforma) e depois outro portal perto de você, assim você consegue progredir no jogo.

[Fim da interferência] [sinal recuperado]

Esses portões inter-dimensionais foram comprovados como sendo completamente seguros e são os únicos meios de solucionar esses Puzzles. Quanto ao Portal Gun, aconselhamos que, para a segurança do próprio jogador, não a use para destruir nenhum aparato vital de teste [câmera de vigilância]. Talvez para a sua espécie, a jogabilidade de Portal pode ser complicada de entender só com palavras, então, nós, da Aperture Science, aconselhamos que você jogue o jogo para uma melhor compreensão.
[subtítulo aqui]

Você está indo muito bem. No entanto, é com pesar que o review Aperture Science do jogo Portal informa que a próxima leitura é impossível. Não faça nenhuma tentativa de continuar

[Error] [GLaDOS Off]

O jogo tem uma curva de aprendizagem bem satisfatória. No começo, os puzzles são bem simples, mas isso não quer dizer que são chatos, pelo contrario, eles são bastante práticos e ensinam o jogador a entender a mecânica do jogo. Depois, conforme você progride e recebe o Portal Gun, os enigmas vão ficando mais complexos e desafiadores.

Outra característica é que os puzzles não têm uma forma única de serem completados, deixando o jogador com livre arbítrio para resolvê-los da várias maneiras. De vez em quando o jogador também deve utilizar certos cubos, chamados Weighted Storage Cubes, para ativar algumas portas. Um deles em especial, o Weighted Companion Cube, é muito importante para...

[GLaDOS On]

Fantástico! Você conseguiu realizar a leitura mesmo sendo induzido a desistir e entrar em um clima de pessimismo. Você deve ser o orgulho da [cidade natal do leitor aqui].

Final Test

Parabéns! [nome do leitor aqui], você está chegando ao final do Review Aperture Science do jogo Portal. Agora, buzzzzzt…

[Off]

Assim como a personagem principal, chamada Chell, que no começo do jogo acorda depois de um longo sono em uma espécie de sela, o jogador também não sabe direito o que está acontecendo [o que você está fazendo!? Não era para você está aqui]. Com o passar do tempo você percebe que há algo de errado naquele laboratório, já que, estranhamente, o lugar está completamente vazio. A não ser por GLaDOS, a voz onipresente com quem o jogador interage e que sempre trata o jogador como se fosse uma mera cobaia. Em certos momentos, a inteligência artificial tenta transmitir emoções na sua voz computadorizada, mas, sem dúvida, a personalidade e as falas bem sarcásticas de GLaDOS fazem dela uma das personagens mais carismáticas e marcantes dos videogames. [Ainda não é tarde para você desistir disso] Porém, nem tudo é perfeito e o jogo só peca pela sua curta duração, já que, em média, ele demora de duas a três horas para ser terminado. [Não é seguro você está aqui! Você nem mesmo sabe o que está escrevendo!] Por causa disso, até uma expansão, chamada Portal: Still Alive, foi lançada exclusivamente para Xbox Live Arcade contendo algumas fases extras para o jogo. [Essa é a sua última chance] Mesmo assim, sempre fica um gostinho de quero mais, e como diz o ditado popular: “Tudo que o é bom dura pouco”...

Pedimos desculpas pelo ocorrido, os responsáveis por isso serão punidos severamente. Em certas partes, algumas frases mentirosas escritas em lugares de acesso restrito poderão ser percebidas, pedimos que a cobaia/jogador as ignore para não comprometer o andamento do teste.

Festas e Bolos

Excelente! Você chegou ao final do Review Aperture Science do jogo Portal, se você, mesmo depois de ler esse review, não quiser experimentar o jogo, nós, da Aperture Science, sentimos muita, muita pena de você.


A nota do jogo Portal é: 3,2... Isso foi uma brincadeira. Haha


A verdadeira nota de Portal é: 9,5.



Obrigado por nos ajudar a ajudar você a ajudar todos nós. Bye!

AdabialAHDGAFAmiagobdloobah aritnem amu é olob o qiaqgaje legDGAkaod ninteoasal eil a si ekac eht jotparol ajag gralai auifua foauqgafnmaha hahkzahah Lakxya akuagq JSGSSHAL SKSUSTYB JSHAYSBD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário